quarta-feira, 14 de julho de 2010

Citologia - Complexo de Golgi

O Complexo de Golgi é uma organela membranosa presente em células eucariotas.
Suas funções são:
* Armazenar
* Empacotar
* Secretar

Esta organela atua, juntamente com o Retículo Endoplasmático Rugoso, na Via Sintética Secretória da célula, ou seja, no processo de produção e secreção de substâncias.
O Retículo Endoplasmático Rugoso, como já visto, é responsável pela síntese de proteínas para exportação. Depois de produzidas, estas proteínas são recolhidas pelo Complexo de Golgi, que será responsável pelo seu armazenamento, empacotamento e secreção.
Muitas vezes, o Complexo de Golgi atua adicionando um radical não protéico à proteína. Por exemplo, a produção do muco que reveste a parede do estômago ocorre da seguinte maneira: a parte protéica é sintetizada pelo Ergastoplasma e direcionada ao Complexo de Golgi que é responsável por adicionar um carboidrato a esta proteína.
O Complexo de Golgi forma Vesículas de Secreção, também chamados de Grãos de Zimógeno, responsáveis pela secreção das substâncias já armazenadas e empacotadas.



Importantes atuações do Complexo de Golgi:
a) Formação dos Lisossomos:
O Complexo de Golgi é responsável por armazenar e empacotar enzimas digestivas produzidas pelo Ergastoplasma. Estas enzimas são secretadas em vesículas que darão origem aos Lisossomos, organelas responsáveis pela digestão intracelular.



b) Formação do Acrossomo dos Espermatozóides:
O Acrossomo é uma bolsa enzimática, presente nos Espermatozóides, responsável pela destruição da camada protetora do gameta feminino, permitindo a fecundação.
Sua composição são enzimas secretadas pelo Complexo de Golgi.



c) Formação da Lamela Média:
A Lamela Média consiste estrutura de delimitação das células vegetais. Quando estas vão se dividir, a separação entre duas células se dá pela formação da Lamela Média, a qual é formada pela junção de vesículas de secreção, contendo pectina, oriundas do Complexo de Golgi.
Após a formação da Lamela, a célula vegetal pode, enfim, dar origem à parede celular.

2 comentários: